Pequeno-almoço – Mudança de estação

Com a mudança de estação, é importante reforçar o nosso sistema imunitário, preparando-o para a época que vem a caminho, segue-se o exemplo de uma receita para pequeno-almoço nutritivo, saciante e com diversas funcionalidades (reforço do sistema imunitário, energizante, desintoxicante e ajuda na perda de peso).

 

Receita:

  • 3 c. sopa de farinha de aveia ou flocos de aveia triturados
  • 2 c. sopa de linhaça moída
  • 1 colher de sobremesa de kuzu
  • 1 colher de sobremesa de mel
  • 1 colher de sopa de vinagre de cidra
  • 1 colher de sobremesa de canela
  • 1 colher de café de acerola em pó ou camu camu
  • 1 colher de chá de pólen de abelha
  • 1 colher de café de ginseng
  • 250 ml de água

 

Numa taça, coloca-se o kuzu, a canela, a acerola ou camu camu, o pólen de abelha, o mel e o vinagre de cidra, mexe-se e vai-se adicionando a água, por fim mistura-se a aveia e as sementes de linhaça e mexe-se. Pode-se consumir quente ou não, consoante preferir. E se não tiver tempo para preparar de manhã, pode preparar à noite e fica no frigorífico durante a noite, de manhã está pronto a consumir.

 

Ingredientes e funções:

Kuzu – É o amido da raiz de uma planta de nome kudzu (araruta japonesa – pueraria lobata). Fortalece o sistema imunitário, minimiza problemas gástricos, azia, úlceras, anti-inflamatório e energizante.

Canela do Ceilão – anti-inflamatória, controla a glicémia e o colesterol, anti-agregante plaquetária, controla a tensão arterial.

Acerola – fruto rico em vitamina C, vitamina A. Fortalece sistema imunitário, bom para combater infecções respiratórias e urinárias.

Camu Camu – fruto que mais vitamina C tem, possui 30 a 60 vezes mais vitamina C que a laranja. Fortalece sistema imunitário e respiratório, melhora a visão e a pele, previne infecções virais, mantém a clareza mental.

Pólen de abelha – alimento rico em aminoácidos essenciais, minerais, vitaminas e enzimas digestivas. Regula o metabolismo, energizante e desintoxicante.

Ginseng – é uma raiz de uma planta. Tem uma acção anti-inflamatória, energizante físico e mental, equilibra os níveis hormonais.

Linhaça moída – rica em fibra e ómega 3.

Mel – auxilia no processo de desintoxicação, fortalece o sistema imunitário e auxilia a digestão.

Aveia – cereal rico em hidratos de carbono de absorção lenta com o índice glicémico baixo, vai fornecendo energia de forma gradual, rico em fibra, regula o intestino e ajuda a controlar o colesterol, rico em vitaminas do complexo B e vitamina E.

Vinagre de cidra – desintoxicante, controla o apetite, ajuda a baixar a glicémia e reduz a acumulação de gordura.