Alterações alimentares e no estilo de vida

Alterações … alimentares ou do estilo de vida, faça-as para o objectivo que definir e pretender, de forma natural, a sentir-se bem consigo mesmo.

Encare as alterações alimentares e do estilo de vida como algo para a vida… de modo a conseguir manter dentro do que lhe for possível, como uma forma de bem-estar na vida e connosco próprios, como uma forma de nos sentirmos bem e não como um castigo….

As mudanças deverão ser graduais, não deverão ser demasiado radicais ou restritivas demais. Deverão ser tomadas por forma, a que consiga atingir os objectivos a que se propôs de forma natural e sem ansiedade.

Numa alimentação saudável, tudo é permitido desde que seja consumido de forma equilibrada (não há lista de alimentos permitidos ou proibidos), pode é haver alimentos melhores e outros menos bons para o objectivo que pretende. É importante que haja um bom equilíbrio e que as refeições sejam bem distribuídas ao longo do dia.

Reconheça os seus instintos (fome/gula/sede). Fome é uma necessidade física do nosso corpo, é uma forma de nos dizer que precisamos de energia.

Gula – desejo insaciável além do necessário, prende-se com uma necessidade mental ou emocional de conforto (normalmente tende a ser compulsiva e direccionada para alimentos mais calóricos e mais açucarados…).

Por vezes o sinal de fome de fome é confundido com o sinal de sede, antes de comer beba água.

Se fizer uma escolha alimentar pouco saudável num dia ou momento, não se culpabilize e martirize em excesso, tente focar-se em voltar a fazer escolhas mais saudáveis. E tente não fazer das tentações por alimentos pouco saudáveis, um hábito ou uma rotina.

Se fizer uma opção menos saudável, opte por fazê-la de forma pontual, se achar que vai ficar com sentimentos de culpa, não coma. Se achar que vai sentir-se bem consigo próprio, então coma, mas de forma consciente, regressando às escolhas certas.

No momento de comer foque-se no presente e não coma em piloto automático, de modo a conseguir ter uma percepção da fome e da saciedade.

Abrande … Ouça o seu corpo… Faça o que o seu corpo lhe diz… Respire… Pratique algum exercício… Faça coisas que goste… Sinta-se bem… Viva a vida… Viva melhor…