Mudanças
Verão??? …
Tem-se sentido as alterações climáticas, principalmente nas características das diferentes estações do ano…
É altura de refletir sobre os nossos comportamentos e proceder à mudança, de forma a conseguirmos sobreviver neste Planeta, preservando-o também para gerações futuras.
Procedendo à Sustentabilidade – Capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. Abrangendo três importantes questões:
- Social: é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista humano, ele próprio é uma das partes mais importantes do meio ambiente.
- Energética: sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.
- Ambiental: com o meio ambiente degradado, o ser humano encurta o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.
É importante Reduzir, Reutilizar, Reciclar – Objectivo reduzir o que se consome e o lixo que se produz e reciclar o que não se consegue reutilizar.
Não é um processo trabalhoso, nem dispendioso antes pelo contrário… é preciso é estar disposto para a mudança … melhorando o ambiente de modo a viver-se melhor…
Segue-se sugestão de algumas mudanças que cada um pode fazer:
- Separar o lixo
- Substituir os cotonetes de plástico por cotonetes de bambú ou de inox.
- Substituir as palhinhas de plástico – optando por alternativas em bambu, metal, papel ou em massa comestível.
- Recusar copos de plástico – recusar o café e a cerveja servidos em copos de plástico.
- Utilizar garrafas de água reutilizáveis.
- Utilizar escovas de dentes em bambu, cabo é compostável e as cerdas recicláveis, devendo ser colocadas no ecoponto amarelo.
- Substituir as peliculas aderentes para conservar os alimentos, por opções reutilizáveis.
- Substituir as caixas de plástico de conservação de alimentos por recipientes de vidro.
- Usar cápsulas de café reutilizáveis.
- Usar fornos solares ou cozinhe os alimentos de forma lenta ou faça iogurtes caseiros sem recorrer ao consumo de electricidade, com a Yogurnest por exemplo.
- Optar pelo consumo de uma alimentação mediterrânica – diminuindo o consumo de carne, comprar alimentos da época e de preferência de produtores e comércio locais
- Opte por comprar a granel, levando os seus recipientes.
- Reduza o uso de guardanapos e lenços de papel, optar pelos de pano por exemplo.
- Acabar com os sacos de plástico, substituir por sacos de tecido.
- Faça compostagem – o que vem da Terra será devolvido à Terra.
- Produtos de higiene – utilize champôs sólidos, sabonetes, desodorizantes sólidos, pasta de dentes sólida, fazendo em casa por exemplo…
- Evite os detergentes convencionais, opte por soluções naturais como por exemplo nozes da saponária, vinagre, bicarbonato de sódio, limão, etc…
- Aproveitar a água do banho: enquanto a água do banho não aquece coloque um balde ou um garrafão por baixo da torneira, usando a água para as descargas de autoclismo ou rega de flores, por exemplo.
- Adquira menos roupa, opte por materiais sustentáveis ou reutilize roupas antigas.
- Use sapatos eco-vegan.
- Mexa-se: ande a pé ou de bicicleta.
- Adira ao Plogging – é uma atividade física que deixa o planeta também em boa forma – pode-se caminhar ou correr, levando um saco para apanhar o lixo que se encontra pelo caminho, fazendo agachamentos…
Se não conseguir fazer todas estas sugestões de mudança comportamentais, seleccione uma ou duas que lhe faça mais sentido e comece por essas mudanças.
O Planeta agradece! 🙂