Mudanças

Verão??? …

Tem-se sentido as alterações climáticas, principalmente nas características das diferentes estações do ano…

É altura de refletir sobre os nossos comportamentos e proceder à mudança, de forma a conseguirmos sobreviver neste Planeta, preservando-o também para gerações futuras.

Procedendo à Sustentabilidade – Capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. Abrangendo três importantes questões:

  1. Social: é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista humano, ele próprio é uma das partes mais importantes do meio ambiente.
  2. Energética: sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.
  3. Ambiental: com o meio ambiente degradado, o ser humano encurta o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.

É importante Reduzir, Reutilizar, Reciclar – Objectivo reduzir o que se consome e o lixo que se produz e reciclar o que não se consegue reutilizar.

Não é um processo trabalhoso, nem dispendioso antes pelo contrário… é preciso é estar disposto para a mudança … melhorando o ambiente de modo a viver-se melhor…

Segue-se sugestão de algumas mudanças que cada um pode fazer:

  1. Separar o lixo
  2. Substituir os cotonetes de plástico por cotonetes de bambú ou de inox.
  3. Substituir as palhinhas de plástico – optando por alternativas em bambu, metal, papel ou em massa comestível.
  4. Recusar copos de plástico – recusar o café e a cerveja servidos em copos de plástico.
  5. Utilizar garrafas de água reutilizáveis.
  6. Utilizar escovas de dentes em bambu, cabo é compostável e as cerdas recicláveis, devendo ser colocadas no ecoponto amarelo.
  7. Substituir as peliculas aderentes para conservar os alimentos, por opções reutilizáveis.
  8. Substituir as caixas de plástico de conservação de alimentos por recipientes de vidro.
  9. Usar cápsulas de café reutilizáveis.
  10. Usar fornos solares ou cozinhe os alimentos de forma lenta ou faça iogurtes caseiros sem recorrer ao consumo de electricidade, com a Yogurnest por exemplo.
  11. Optar pelo consumo de uma alimentação mediterrânica – diminuindo o consumo de carne, comprar alimentos da época e de preferência de produtores e comércio locais
  12. Opte por comprar a granel, levando os seus recipientes.
  13. Reduza o uso de guardanapos e lenços de papel, optar pelos de pano por exemplo.
  14. Acabar com os sacos de plástico, substituir por sacos de tecido.
  15. Faça compostagem – o que vem da Terra será devolvido à Terra.
  16. Produtos de higiene – utilize champôs sólidos, sabonetes, desodorizantes sólidos, pasta de dentes sólida, fazendo em casa por exemplo…
  17. Evite os detergentes convencionais, opte por soluções naturais como por exemplo nozes da saponária, vinagre, bicarbonato de sódio, limão, etc…
  18. Aproveitar a água do banho: enquanto a água do banho não aquece coloque um balde ou um garrafão por baixo da torneira, usando a água para as descargas de autoclismo ou rega de flores, por exemplo.
  19. Adquira menos roupa, opte por materiais sustentáveis ou reutilize roupas antigas.
  20. Use sapatos eco-vegan.
  21. Mexa-se: ande a pé ou de bicicleta.
  22. Adira ao Plogging – é uma atividade física que deixa o planeta também em boa forma – pode-se caminhar ou correr, levando um saco para apanhar o lixo que se encontra pelo caminho, fazendo agachamentos…

Se não conseguir fazer todas estas sugestões de mudança comportamentais, seleccione uma ou duas que lhe faça mais sentido e comece por essas mudanças.

O Planeta agradece!  🙂